
Setembro está chegando e com ele se celebra o 11º Encontrão das CEB’s – Comunidades Eclesiais de Base que será realizado nos dias 2 e 3 de setembro em 14 paroquias e uma área pastoral da diocese de Crateús. Estima-se a participação de mais de 800 pessoas divididas em oito tendas temáticas. O 11º encontrão tem o objetivo de retomar a memória histórica da caminhada a luz do Concílio Vaticano II, refletir a caminhada das CEB’s dentro do contexto de urbanização que se vive atualmente, favorecer o protagonismo dos jovens, fortalecer a rede de comunidades e celebrar conquistas alcançadas. O tema do encontro deste ano é “CEB’s e os desafios do Mundo Urbano.

Para a agente Cáritas, Dulce Fabián a expectativa é de que nesse encontrão venha muitas pessoas das paroquias, das comunidades e das pastorais e que “se possa construir coletivamente espaços de reflexão e discussão sobre a realidade do mundo urbano”. Segundo Dulce, que é responsável pela tenda de “Liberdade e pluralidade”, o papel da Cáritas dentro do encontrão é o de articular, dar assessoria e ser participante em todo processo nesta construção comunitária.
A jovem Larissa Oliveira, da comunidade de Ibiapaba – Paroquia Senhor do Bonfim – Crateús, afirma que participar do encontro das CEB’s é uma forma de mudar paradigmas e refletir sobre a vida. “Minha participação no último Encontrão das CEB’S foi o marco de uma reformulação de tudo o que eu achava que era ‘Fé. Participei da tenda Identidade e Espiritualidade e isso abriu minha mente para tudo o que Jesus realmente quis dizer com Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
No 11º Encontrão serão realizadas 8 tendas com os temas: “Família e Relações de Gênero”, “Pluralidade e Diversidade”, “Bioma Caatinga”, Ameaças e Cuidados com a vida”, “Cidadania, Ética, Política e Economia”, “Identidade e Espiritualidade”, “Habitação, Trabalho e Migração” e “Cultura, Arte e Comunicação”. Outras informações na Paróquia Senhor do Bonfim, Rua Firmino Rosa, 1074, Centro ou pelo telefone 3691-2207.
As comunidades eclesiais de base – CEB’s
As Comunidades eclesiais de base (CEB’s) são comunidades inclusivistas ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pela Teologia da Libertação, buscam conectar a leitura bíblica com a vida, com a realidade política e social em que vivem as comunidades.
Em Crateús as CEB’s chegaram nos anos 60 com a vinda do Dom Antônio Fragoso, o primeiro bispo da cidade. Dom Fragoso trouxe para o município suas ideias de igualdade e prosperidade para todos promovendo espaços de discussão, formação e luta por direitos em plena ditadura militar.
Informações: Ian Luis e Anita Dias