O município de Tamboril realizou, nessa sexta-feira, 8 de dezembro, a I Feira Agroecológica Escolar. A Feira reuniu as escolas urbanas municipais: Centro de Educação Infantil Maria Luisa do Vale, Escola de Ensino Fundamental Julieta Alves Timbó, Escola de Ensino Fundamental General Sampaio e Escola de Ensino Fundamental 04 de Outubro. O evento integra as atividades do “Projeto Contexto – Educação, Gênero, Emancipação” executado pela Cáritas Diocesana de Crateús, com financiamento da União Europeia e We World.

A Feira contou com a participação de 12 feirantes divididos entre alunos, pais e parceiros das escolas. Durante a feira foram comercializados artesanatos, crochês, produção de mudas e uma diversidade de produtos oriundo da agricultura familiar e da produção artesanal local. Este foi o primeiro ano de união das Escolas urbanas para a realização da culminância. A atividade tinha como temática a Água. O tema Água foi discutido ao longo do semestre (Agosto a dezembro) entre docentes e estudantes na sala de aula. Também foi realizada neste semestre a pesquisa de campo, as visitas as produções agroecológicas e elaborados os trabalhos e as produção apresentadas na feira.

Durante a festividade foram apresentados vários trabalhos que abordaram os temas: preservação das águas e das fontes, a questão hídrica, o ciclo da água, a não poluição e as formas de tratamento da água. Além disso, foi produzida uma diversidade de materiais e apresentações de peças, que discutiam a questão da água.

Para a pedagoga do Projeto Contexto, Erdimária Macedo, a feira realizada em Tamboril valoriza as produções agroecológicas da região, fortalecendo o trabalho realizado pelas famílias dos/as alunos/as. “A feira agroecológica nas escolas tem o objetivo de fortalecer as experiências de produção agroecológica e também do artesanato que é produzido pelas famílias dos alunos e alunas sendo comercializados no município. As culminâncias consistem em um momento de apresentação das vivências e aprendizagens adquiridas pelos/as alunos/as, oportunizando aos mesmos/as a visibilidade do processo de aprendizagem pelo qual passou no decorrer da temática em estudo, bem como, apresentar o trabalho das turmas para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos, valorizando a participação dos/as alunos/as na construção do conhecimento”.

A pedagoga ainda disse que é notável a variedade de produtos expostos na feira e que é motivador ver o entusiasmo dos pais e das mães em participar e comercializar seus produtos. “Tanto na feira de Quiterianópolis como na de Tamboril, vi uma grande variedade de produtos, os pais e mães dos alunos e alunas participaram de forma ativa, trazendo seus produtos para serem comercializados. Percebi uma aproximação entre comunidade e escola, no qual pais juntos a escola trabalham para abrilhantar as culminâncias e trazer um sentido de união e trabalho em equipe para o evento”, afirmou Erdimária Macedo.

Educação Contextualizada – Projeto Contexto

O Projeto Contexto busca contribuir com processos de construção do bem viver a partir de uma proposta descolonizadora de educação pautada na afirmação identitária, no respeito à diversidade, na autonomia dos(as) sujeitos(as) envolvidos na educação e na sustentabilidade dos espaços educacionais existentes no sertão do Ceará.

O projeto atua em 20 municípios na Mesorregião dos Sertões Cearenses: Ararendá, Boa Viagem, Crateús, Dep. Irapuan Pinheiro, Ipaporanga, Ipueiras, Madalena, Milhã, Mombaça, Nova Russas, Novo Oriente, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril e Tauá.

Por: Cristielle Rodrigues Vieira

Revisão: Anita Dias

Fotos: Edevaldo Melo