COMUNICADORAS E COMUNICADORES DO CEARÁ REFLETEM SOBRE UMA COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA

Pensar a comunicação no contexto das comunidades, das famílias agricultoras, dos movimentos sociais, da mobilização social, da promoção e divulgação de ações da Rede Cáritas e parceiros. Uma comunicação participativa, libertadora e estratégica. Este foi o objetivo do primeiro módulo da Oficina de Comunicação Popular realizada na primeira semana de Maio. A Oficina foi ministrada pela Fundação Casa Grande e contou com a participação de agentes Cáritas de Crateús, Limoeiro, Tianguá, Cáritas Regional Ceará, WeWorld, CISV, EFA Dom Fragoso, Acace, Instituto Maria da Penha, CPP, entre outras.

Foram três dias de troca, aprendizagem e construção onde participantes refletiram sobre a comunicação popular no Brasil, a comunicação institucional, elaboraram textos, como práticas de redação pensando em um plano de mídia e discutiram o impacto da internet e das redes sociais na vida das pessoas.

Para a agente Cáritas, Fátima Veras a oficina foi um momento de descobertas: “foi algo inovador, eu nunca pensei que todos e todas temos muitas histórias que podemos construir junto as comunidades, aprendi que comunicação é formar e não só informar”. Já para Elzineide de Sousa Marques, técnica do projeto SAD da WeWorld, a oficina foi enriquecedora. “Nos da WeWorld hoje nos sentimos enriquecidas e privilegiadas de poder estar aqui, compartilhar com outras instituições  para construir outra ideia de comunicação, feita com o povo, feita com cuidado”.

A Oficina de Comunicação Popular

A proposta da oficina é possibilitar o acesso à comunicação de forma crítica, considerando recepção e produção, para formar colaboradores e colaboradoras capazes de produzir conteúdos sobre as comunidades acompanhadas, suas histórias, além de favorecer a ampliação dos canais de comunicação das e nas comunidades, objetivando a mobilização social, com o intuito de multiplicar as formas de intervenção e de visibilidade no espaço público.

A Oficina está dividida em três módulos. O primeiro, realizado no inicio de maio abordou os temas: Comunicação Popular, Internet e Meios de Comunicação. O Segundo módulo, ainda sem data prevista, terá os temas de Fotografia e Mídia impressa. Por último, a oficina falará sobre Produção e edição de vídeo.

A Oficina de Comunicação Popular é uma realização da Cáritas Diocesana de Crateús, com financiamento da WeWorld.

Por: Comunicação CDC