Nos dias 11 e 12 de maio pescadoras e pescadores artesanais acompanhados pelo Projeto “Pescadoras e pescadores artesanais construindo o bem viver” participaram do Encontro Regional sobre Pesca e Políticas públicas. O encontro foi um espaço de diálogo para refletir sobre políticas públicas para a categoria da pesca, além de pensar em maneiras de propor novas políticas que pensam em melhorar a vida de pescadores e pescadoras artesanais.

Para o educador popular e facilitador do encontro regional Francisco Nonato do Nascimento Filho do CPP, Conselho Pastoral dos Pescadores o evento foi um momento de visibilizar e discutir estratégias para propor políticas públicas e perceber que só com a organização é possível incidir na política. “As políticas públicas não caem do céu, são conquistas de grupos, de pessoas que se indignam e lutam para obter direitos”, afirmou Nonato.

Foi um encontro de muita troca que deixou sementes de esperança para o futuro. A pescadora de Tamboril Socorro Leonardo Santiago afirmou que a união é importante para conseguir visibilidade e ações em prol da categoria da pesca. Segundo Socorro, pescadoras e pescadores de Tamboril estão passando por um processo de rearticulação da associação e que só a união da categoria fez isso possível. “Aprendi que a gente tem que correr atrás das coisas que a gente precisa mais: reconhecer a nossa identidade e defender o que é nosso”, concluiu.

Encontro Regional sobre Pesca e Políticas públicas é uma ação do Projeto “Pescadoras e pescadores artesanais construindo o bem viver” que é realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús em parceria com a CISV e o CPP e co-financiado pela União Europeia.

Por: Comunicação CDC