“Pastoralidade e a Organização do Voluntariado para Outro Mundo Possível”.  Este foi o tema do II Encontro Nacional do Voluntariado da Cáritas Brasileira que ocorreu nos dias 6 e 7 de junho de 2018. O encontro foi realizado dentro da XIV Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos territórios de Inhamuns e Crateús. O encontro teve como objetivo revisar a proposta de elaboração da Política Nacional do Voluntariado e do manual de Gestão do Voluntariado da Rede Cáritas.

Para a coordenadora nacional da Cáritas, Alessandra Miranda, realizar o encontro de voluntariado dentro da Feira possibilita uma formação política, das realidades, uma análise de conjuntura e uma perspectiva econômica e cultural das realidades do brasileiro: “realizar o encontro do voluntariado dentro da Feira é importante porque a economia popular solidária tem tudo a ver com o voluntariado, na medida em que o voluntariado da Cáritas tem uma dimensão política e social fundamental. A gente tem um processo de formação do voluntariado que é da inserção junto aos processos da Cáritas, o voluntario não vem para a Cáritas fazer tarefas, mas para participar de todo processo: criativo, de planejamento e avaliação”, afirmou Alessandra.

Para a agente Cáritas Dulce Fabián, o encontro foi bom e enriquecedor: “o encontro foi uma abertura e acolhida das sugestões das entidades membros para contribuir na construção da política de voluntariado da Rede Cáritas e com isso é possível contemplar as diversidades da Rede e construir uma política inclusiva”, expressou Dulce. Além disso, a agente Cáritas contou que durante o encontro houve momentos de cuidado para agentes, voluntários e voluntárias Cáritas.

Ainda, durante o II Encontro Nacional do Voluntariado da Cáritas Brasileira saiu uma equipe que vai fazer o documento final da política de voluntariado da Cáritas.

Por Ilaria Mirra

Fotos: Ilaria Mirra e Andreza Alcolumbre