
A Cáritas de Crateús, iniciou nesta semana, por meio do Projeto Contexto, a implantação de 15 cisternas em escolas dos municípios de Novo Oriente, Milhã, Solonópole, Senador Pompeu, Mombaça, Madalena e Pedra Branca. O objetivo das cisternas é garantir o acesso à água de qualidade para o consumo das crianças, professores e trabalhadores em educação.
Além de oferecer uma água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades da comunidade escolar, a instalação das cisternas visa o fortalecimento das práticas de uma educação contextualizada para a convivência com o Semiárido, pois será implementada uma Farmácia Viva, hortaliças e plantas medicinais cultivadas na unidade escolar.
“A cisterna, além de nos ajudar na captação de água para nossas ações diárias, vai oportunizar melhores condições para o ensino-aprendizagem, pois as hortas serão um importante estímulo para que nossas e nossos estudantes comecem a desenvolver um espírito de cuidado com o meio ambiente e com o Semiárido.”, relatou Francisco Renato Pinheiro, Secretário da Educação no município de Milhã.
A implantação das cisternas é uma iniciativa do Projeto Contexto, executado pela Cáritas de Crateús, e desenvolvido através da Plataforma Educação Marco Zero, e é co-financiado pela União Europeia.
Por Angelica Tomassini, comunicadora da Cáritas Diocensana de Crateús