Continuaa campanha de solidariedade lançada pela Fundação Specchio d’Itália e realizada pela Cáritas Diocesana de Crateús, que tem por objetivo a arrecadação de donativos para famílias que passam por dificuldades durante a pandemia. Desde o início da ação, em julho, já foram beneficiadas mais de 160 núcleos familiares e na última sexta-feira, 17, foram entregues 35 cestas básicas para as famílias que trabalham no lixão de Crateús. Na ocasião, houve também um momento de espiritualidade, para agradecer pelo dom da vida e dar graças pela chegada desses alimentos, um gesto fundamental neste momento ainda mais desafiador do que os catadores e as catadoras já vivenciavam antes da chegada da pandemia.

VOLUNTARIOS CISV

A realização da campanha tem como incentivo o empenho dos jovens voluntários e voluntárias italianas, que prestaram serviço na Cáritas de Crateús nos anos passados, e que nunca perderam os contatos com a instituição. Marco Ciot, Marta Versaci e Viviana Pittalis, juntamente com as voluntárias deste ano, Jessica Genova e Elena Manariello, mobilizaram amigos, familiares e conhecidos e conseguiram arrecadar mais de 5 mil euros, cerca de R $32 mil na cotação atual.

“A gente deixou Crateús, mas Crateús nunca deixa nosso coração e nossa alma”, afirma Marco Ciot, voluntário que prestou serviço em 2016. Segundo ele, durante a pandemia os jornais europeus falaram muito da trágica crise sanitária e política que o Brasil vivenciou, porém com o avanço da vacinação esse interesse tem diminuído. “Na Europa achamos que as dificuldades do gigante sulamericano são por causa da COVID-19, esquecendo que a fome e as injustiças sociais matavam já muito antes da pandemia começar”, relata Marco.

“Crateús é um lugar onde sempre me senti bem-vinda e querida por todos e todas”, conta Marta Versaci, voluntária que atualmente trabalha pela Fundação Specchio d’ Italia como projetista. “Quando abrimos a campanha, não sabíamos como ia ser, se ia dar certo ou não. Meus companheiros e eu dedicamos muitos esforços para que fosse divulgada corretamente, e hoje estamos muito satisfeitos”, continua Marta. Segundo ela, o resultado da campanha até aqui é satisfatório e terá continuidade. “Unidos somos mais fortes, e de qualquer lugar do mundo nós estejamos, continuaremos apoiando a causa do povo cearense”, concluiu.

Texto de Angelica Tomassini, Fotos de Mirna Sousa