
Hoje, 01, com a presença de 33 feirantes, retornou a II Edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, organizada pela Prefeitura de Crateús em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e com o apoio da Cáritas Diocesana de Crateús. O evento ocorrerá cada primeira Sexta-feira do mês, das 07h às 12h, na rua Coronel Totó, no centro de Crateús.
Após mais de um ano sem ser realizada presencialmente, a feira retoma suas atividades com nove feirantes e uma variedade de produtos da agricultura familiar e de artesanato, como doces, bolos, biscoitos, frutas, verduras, peixe entre outros. O uso de máscaras o distanciamento social são obrigatórios, como medida de enfrentamento à Covid-19.
“A feira ocorre desde 2019 e devido à pandemia, foi suspensa. Agora, ela retorna atendendo a todos os protocolos de proteção contra o coronavírus”, destaca Leonardo Machado, agente Cáritas que acompanha os agricultores as agricultoras do nosso território, ainda falando que “o convite se estende a todos para que visitem a feira, que tem produtos de qualidade vindos diretamente do campo, sendo uma forma de valorizar nossos produtores rurais”.
“Não tem palavras para descrever minha alegria em estar aqui de novo!”, exclama dona Antonieta Araújo, uma das principais referências em agroecologia em Crateús e que hoje está de volta com sua barraca na feira. ”Nós, produtores rurais, precisamos desse evento para comercializar nossos produtos, principalmente nessa situação difícil de pandemia” conclui ela, que também revela a felicidade em rever os antigos clientes e os companheiros e as companheiras que, como ela, fazem questão de oferecer produtos livre de agrotóxicos e saudáveis para as pessoas e para a nossa Casa Comum, que é o meio ambiente.
Texto de Angelica Tomassini – Fotos de Mirna Sousa, comunicadoras populares da Cáritas Diocesana de Crateús