
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”. (Dom Hélder Câmara)
Aconteceu no dia 25 de abril de 2024, no Centro de Treinamento Dom Antonio Batista Fragoso, em Crateús, a Assembleia Anual da Cáritas Diocesana de Crateús, que reuniu agentes Cáritas (diretoria e agentes contratados), secretariado regional, entidades associadas, entidades parceiras, voluntariado, grupos e comunidades acompanhadas e o nosso bispo, Dom Ailton Menegussi. O evento teve como objetivo apresentar as ações da Cáritas, aprovar a prestação de contas do ano de 2023 e apresentação e aprovação de novas entidades a serem associadas. E em comunhão com a Diocese de Crateús, que está vivenciando um ano jubilar, 60 anos de caminhada, de profecia e de serviço a vida nos Sertões de Crateús e Inhamuns, e que tem como uma de suas prioridades diocesana para os próximos quatro anos, a Comunidade: “Animar e fortalecer o sentido de pertença à Comunidade, como lugar de acolhida, da partilha de dons, de comunhão, da vivência da fé e do envio à missão, motivando e suscitando novas lideranças”, a Assembleia teve como tema: Cáritas: Solidariedade que é Comunidade e iluminada pelo texto de Atos dos Apóstolos “Eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos Apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações” (At. 2.42).
Foi um momento de olhar para a missão da Cáritas, de colher os frutos do nosso fazer e do nosso caminhar juntos e juntas nesse território. Também de Celebração de um processo preparatório vivenciados nas assembleias municipais realizadas em 07 municípios. Foi uma bonita construção coletiva e comunitária, que a partir da pergunta norteadora: Como as ações realizadas pela a Cáritas de Crateús em nosso meio, anima e fortalece o pertencimento a vida em comunidade? Os/as participantes foram trazendo relatos, testemunhos de como as ações da Cáritas contribuem para a vivência e fortalecimento de laços comunitários e para a organização da vida da Comunidade. Podemos dizer que a Assembleia Anual reafirmou a missão da Cáritas e sua atuação em defesa da vida, do bem viver no semiárido, dos direitos humanos, na incidência política, por meio de uma ação articulada para a transformação da realidade das famílias grupos e comunidades!