
Na manhã do dia 6 de setembro de 2023, os movimentos sociais, organizações populares, sindicatos, trabalhadores e trabalhadoras rurais e pastorais sociais realizam no município de Crateús o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas, que este ano traz como tema: VIDA EM PRIMEIRO LUGAR! E lema “Você tem fome e sede de quê?”
O ato iniciou nos convidando a viver uma espiritualidade libertadora, a partir de uma mística que fez memória ao testemunho de Padre Alfredinho, em suas ações em favor dos empobrecidos e empobrecidas. Depois, em caminhada pelas ruas, centenas de pessoas caminharam, com destaque para alguns grupos: Atingidos/ pela Barragem Lago de Fronteiras; atingidos/as pelo Lixão; Catadores/as de materiais recicláveis, Mulheres, Professores/as e Indígenas.
Multidão que ressoou gritos de injustiça, tristeza e dor, gritando não somente a fome e sede alimentar, mas a fome e sede de garantia de direitos, igualdade, dignidade, acesso a políticas públicas, emprego e renda, pelo fim da violência contra as mulheres e nas periferias, entre outros GRITOS!
O tema do Grito e da Campanha da Fraternidade deste ano, nos convoca a olhar para a realidade do nosso país e ouvir seus gritos de alegria e de dor. Chamam nossa atenção para o problema gritante da fome no Brasil, num claro objetivo de denunciar a fome, e tendo a conquista da segurança alimentar como pré-requisito da dignidade humana, democracia e soberania nacional.
Nesse contexto, precisamos que o grito desperte em nós a indignação contra toda forma de injustiça e violência, fortaleça a esperança e acenda em nós a motivação de construção de um outro mundo possível na promoção da sociedade do Bem Viver.