Resgate da memória da comunidade, a convivência com o semiárido, o cuidado com a água, a valorização da cultura local. Estes foram os principais elementos da culminância das ações da Educação Contextualizada no segundo semestre de 2017 realizada pela Escola de Cidadania João Luciano, na comunidade de Assis, em Crateús, nesta sexta-feira. A culminância teve o objetivo de mostrar através de exposição de trabalhos e apresentações as atividades realizadas pelos alunos e alunas em sala de aula dentro do tema: Modelos de Convivência com o Semiárido.

Durante o evento os visitantes conheceram a fauna do Semiárido representada com foto de animais em seu tamanho original, o trabalho em cordel, o artesanato feito a partir do reuso e da reciclagem, a produção de alimentos das famílias (que virou estatística matemática) e a problemática da água esteve presente em todos os momentos.

Além disso, a escola ainda mostrou que alunos do 5º ano estão realizando um projeto de memória histórica da comunidade. Segundo o professor Vicente de Paulo, o projeto resgata a história da comunidade, valoriza os moradores e a cultural local. “Com o projeto passamos a conhecer várias culturas da comunidade, conhecemos os moradores mais antigos, fizemos entrevistas. Os alunos e alunas estão felizes em conhecer a história de Assis”.

A culminância contou com a participação dos alunos e alunas da escola, os professores e professoras e a comunidade local de Assis. Também contou com a visita da Escola de Cidadania Santo Antônio, da comunidade de Santo Antônio. O evento integra as atividades do “Projeto Contexto – Educação, Gênero, Emancipação” executado pela Cáritas Diocesana de Crateús, com financiamento da União Europeia e We World.

Por: Anita Dias

Fotos: Anita Dias