
Último dia do mês de outubro. Um dia para fortalecer e empoderar mulheres no contexto rural. Este foi um dos objetivos da Capacitação Social – “Empoderamento feminino no contexto rural” que foi realizada na comunidade de Salgado, no município de Aiuaba. A ação busca garantir que as mulheres possam ter acesso as informações voltadas a temáticas femininas, sendo essas, fundamentais para assegurar a elas o direito da troca de saberes, de conhecer os direitos da mulher, da valorização e autonomia no contexto rural. A capacitação foi promovida pela Equipe de Assessoria Técnica da Cáritas Diocesana de Crateús – Projeto Paulo Freire que tem financiamento do Governo do Estado do Ceará e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

A agricultora Joana Darc, conhecida como Dondon, expressou que o momento marcante da capacitação foi na dinâmica do espelho e como as mulheres se viam dentro de uma caixa: “Quando me vi no espelho, me engrandeci”, contou Dondon. Para a coordenadora da Equipe de Assessoria Técnica da Cáritas Diocesana de Crateús – Projeto Paulo Freire, Daniela Cavalcante, “capacitar mulheres no empoderamento feminino é vital para questões de participação social e reconhecimento do eu como mulher”.
Durante a capacitação, diversas atividades foram realizadas, como musicas, entrega de flores, chocolates, documentários, dinâmicas, reflexões, muitas conversas, risos e lágrimas. A Capacitação Social – “Empoderamento feminino no contexto rural” foi ministrada pelas Pedagogas Nancy Aurelio e Eliene Soares.
Por Daniela Cavalcante
Fotos: Equipe Paulo Freire