
“A vida é feita de ciclos. Encerra-se um, para logo iniciarmos outro. O importante é continuarmos o caminho”, disse Adriano Leitão ao público presente ao II Seminário SaD – 20 ANOS DE ECSA: ENTRE MEMÓRIAS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS, na cidade de Quiterianópolis, evento ocorrido no dia 14 de novembro de 2024. O seminário teve como objetivo “celebrar os frutos da caminhada do Projeto Solidariedade à Distância e os 20 anos de Educação Contextualizada no município de Quiterianópolis. O seminário também ocorreu nos muncípios de Ipaporanga e Tamboril, marcando o encerramento do Programa SaD no território. O programa é uma parceria entre a Cáritas Diocesana de Crateús e a We World-GVC Brasil.
Durante o seminário o que se viu foi um resgate da memória de 20 anos de Educação Contextualizada, em Quiterianópolis, com a construção de uma trilha com os principais passos dados, com direito à exposição de fotografias, desenhos feitos por alunos e alunas das escolas participantes, além de música e teatro, revelando talentos e mostrando como a educação contextualizada contribui para o protagonismo das crianças e adolescentes e para a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem. Um exemplo de um momento que aliou talento literário e um conjunto de conhecimentos construídos, foi a recitação de cordel “O lugar onde vivo” feito pela aluna Maria Roberta Soares Oliveira, da Escola Detelvina Araújo Lima. Confira um trecho da poesia:
“Aqui no meu município
É gostoso de viver
Contemplar suas belezas
Com liberdade crescer.
Quiterianópolis é pra mim,
O melhor lugar da terra
Orgulho do meu sertão
Aconchego no pé da serra.”

O seminário também contou com homenagens às escolas participantes. A We World presenteou cada uma delas com uma placa que contem a mensagem: “Mudar o mundo é um trabalho de equipe. Esta escola participou com ‘Programa Solidariedade à Distância (SaD) de 2014 a 2024”. Para Neide Marques, coordenadora do Programa SaD, representante da entidade italiana no evento, “a homenagem é uma reconhecimento de que a parceria construída ao longo desses 09 anos de presença em Quiterianópolis, é parte de um esforço de se construir um mundo melhor, a partir de pequenas ações, que provocam grandes transformações, quando feito com amor e competência”.
A Secretaria de Educação de Quiterianópolis também retribui às homenagens, entregando à We World e à Cáritas de Crateús uma placa de agradecimento “pela importante contribuição do SaD para se construir uma cidade melhor à partir de uma educação de qualidade”, afirmou Pedro Neto, secretário. Para ele, “a We World e a Cáritas foram importantes parceiras na melhoria do ambiente e na qualificação da ação das nossas escolas… Por tudo isto, agradecemos e os teremos todos sempre num canto especial dos nossos corações”.
O Programa SaD foi importante contribuição para dar mais força à prática de Educação Contextualizada nos municípios de Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril. Através do programa se promoveu muitas capacitações, fortalecendo a formação continuada de educadores e educadoras. Além disto, foram realizadas oficinas com alunos, alunas e familiares, em temas como alimentação saudável, saúde preventiva e práticas agrícolas. Depois desses anos de caminhada, o programa se despede, deixando muitos frutos colhidos e muitas sementes plantadas. “O melhor deles é o protagonismo dos/as estudantes e a autonomia dos/as educadores/as nos processos pedagógicos contextualizados”, afirmou Francisca Maria, coordenadora da área de Educação Contextualizada na Cáritas.