O Projeto Solidariedade à Distância – SaD,  realizado pela parceria da Cáritas Diocesana de Crateús com a We World GVC – Brasil, realizou três Oficinas de Práticas Educativas Lúdicas Contextualizadas, nos municípios de Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril. As oficinas reuniram professoras, técnicas das Secretarias de Educação e alunos(as) das escolas das redes de ensino dos municípios. As atividades aconteceram nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, com assessoria da Empresa Cactos Consultoria, e foram ministradas pelas professoras Cecília Reis e Viviane Brás.
As práticas educativas lúdicas são fundamentais para qualificar a proposta de uma Educação Contextualizada, porque são importantes ferramentas para tornar prazeroso o processo de ensino-aprendizagem e melhorar o ambiente em sala de aula, reduzindo as tensões e o esgotamento provocado pelas metodologias tradicionais de ensino. Através do lúdico, da brincadeira e dos jogos, as professoras conseguem atrair a atenção das crianças e tornar mais tranquilo o ambiente de sala de aula.
Durante as oficinas, as professoras e demais participantes trocaram experiências e vivenciaram dinâmicas e atividades lúdicas que poderão ser replicadas nas salas de aula, dentro dos diversos componentes curriculares. Uma das práticas vivenciadas nas oficinas foi a produção de jogos, brinquedos e brincadeiras com materiais não estruturados, tomando como base elementos da natureza.
Para a professora Vanessa da Silva Costa da Escola Macaro Jorge Soares, da comunidade de Sacramento, município de Ipaporanga, a oficina foi muito importante para aprimorar as práticas pedagógicas a respeito do brincar, que é tão valioso para as crianças. Inclusive, foi um momento muito prazeroso para ela, enquanto professora, porque voltou a ser criança. Foram desenvolvidas várias estratégias para serem colocadas em prática nas aulas.
As formadoras têm grande experiência com práticas lúdicas e de como elas fortalecem a proposta da educação contextualizada. As duas, inclusive, trabalharam na Cáritas de Crateús, durante o Projeto Contexto, tendo dado grande contribuição para o fortalecimento da experiência que ocorre nos três municípios. Para Cecília Reis, “uma educação contextualizada precisa dialogar com a vida das crianças compreendendo sua condição e despertando nela o interesse peço seu entorno, e fazer isto através da brincadeira, das canções, da contação de histórias, facilita a aprendizagem e torna significativa a vivência na escola”. A educadora acredita que “falta espaço para o brincar na educação”, e isto “pode diminuir o interesse da criança pelo espaço escolar”, avalia.
Para Kika Nascimento, agente da Cáritas Diocesana de Crateús, a atividade foi muito bem avaliada, porque contou com uma participação diversificada (professoras/es, gestoras/es escolares, estudantes e técnicas/os das Secretarias Municipais de Educação), além disso, deu conta de provocar a reflexão sobre a importância da ludicidade nas ações pedagógicas contextualizadas e de despertar para a criatividade das/os professores/as, sobretudo, aproveitando os recursos disponíveis na natureza.
“A criança aprende brincando. E brincando ela é feliz.” (Rubem Alves).

Confira abaixo as fotos do município de Quiterianópolis.
Confira abaixo as fotos do município de Ipaporanga.
Confira abaixo as fotos do município de Tamboril.