
Por Nelzilane Oliveira / Assessora Estadual – AP1MC/FCVSA
Na tarde desta quarta-feira (05), aconteceu em Crateús o Seminário do FEDAF – Sertões de Crateús, reunindo agricultores(as) familiares, organizações sociais, técnicos(as) e gestores públicos no auditório da Cáritas Diocesana, como parte da programação da 2ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Territórios Inhamuns e Crateús.
O encontro teve como objetivo fortalecer a integração das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, com foco no Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF).
Na mesa de abertura, a Cáritas Diocesana de Crateús foi representada por Adriano Leitão, reafirmando o compromisso da entidade com o fortalecimento da agricultura familiar. Também compuseram a mesa o presidente do STTR Crateús, Pedro Neto, que é vereador do município e atual Secretário de Agricultura de Crateús.
Durante o seminário, foram apresentadas de forma geral as especificações do FEDAF, incluindo quem pode acessar, critérios de elegibilidade e documentação necessária para solicitação de crédito.
“O fundo faz parte da política pública do Estado e, mais que o repasse de recursos, é uma ferramenta de valorização dos sujeitos que constroem a agricultura familiar”, destacou Georbert Henry, técnico da equipe do FEDAF.
Entre as linhas de acesso ao crédito as prioridades são para as mulheres e juventude. Com especificações voltadas para a produção de alimentos e outras atividades como por exemplo artesanato. Há um limite de valores para não comprometer as famílias com uma dívida.
A equipe técnica reforçou a importância de que as demandas dos municípios sejam encaminhadas à SDA, para que a secretaria tenha mais subsídios na definição de prioridades e na liberação de recursos via editais do fundo.
A atividade também contou com um momento de escuta e troca de experiências entre os participantes, com destaque para iniciativas que vêm sendo executadas nos territórios com apoio do FEDAF.