
A Cáritas Diocesana de Crateús, a We Word/GVC Brasil e as Secretarias de Educação dos municípios de Ararendá, Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril celebraram no dia 13 de Dezembro, no Centro Diocesano, em Crateús, o encerramento das ações do Programa Solidariedade à Distancia (SaD 2023), com um Seminário sobre Educação Contextualizada, com a temática: Consolidando passos, construindo novos caminhos.
Participaram do evento estudantes, educadores/as, gestores/as escolares, Técnicos/as das Secretarias de Educação dos municípios de Ararendá, Ipaporanga, Quiterianópolis e Tamboril, membros da RESAB (Núcleo Crateús) e CREDE 13. Foi uma bonita ciranda de partilha de saberes construídos ao longo do ano em diversas ações: capacitações, oficinas, visitas, além da Campanha SaD, realizada anualmente com a participação direta das crianças.
O seminário foi o fechamento de um ciclo avaliativo e celebrativo que também aconteceu nos municípios participantes das ações da parceria entre Cáritas e We World. Ipaporanga (no dia 21/11), Quiterianópolis (no dia 08/12) e Ararendá (no dia 12/12) também realizaram seminários locais para culminar um ano de ações exitosas nas suas escolas. Em cada um dos eventos locais foram assinados termos de compromisso do poder público com a continuidade das ações da Educação Contextualizada, independente da presença da Cáritas ou não, o que aponta para a consolidação da concepção pedagógica como parte da política pública de educação.
No seminário realizado em Crateús também foi lançada a cartilha Quantas voltas dá o Mundo, quantas voltas mundo dá!” – Narrativas para a infância nascidas de um processo promovido pela Cáritas Diocesana de Crateús. Uma coletânea que reúne um conjunto de histórias criadas por estudantes, educadores/as do semiárido nordestino inspirados/as no tema da Campanha Solidariedade à Distância(SaD) do ano de 2021.
Além de celebrar as sementes e os frutos da caminhada do Projeto Solidariedade à Distância no ano de 2023, o evento abriu um novo ciclo de semeadura da Educação Contextualizada para o ano de 2024, onde se espera plantar, cultivar e colher novas experiências, saberes e sabores de uma Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.