Nesse sábado, 19 de agosto, uma delegação composta pelos voluntários e voluntárias da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC), dentro do projeto “Lançai as redes nas águas mais profundas”, e por representantes do bairro Frei Damião participaram do encontro de construção participativa do PPA (Plano Plurianual) que aconteceu na sede da escola CAIC. Além da presença do prefeito de Crateús, Marcelo Machado, de toda a câmara de vereadores e secretários e secretárias do Município, o evento contou com a participação de vários moradores dos bairros da zona norte da cidade.

O PPA é um estudo planejado, feito pelo Município em conformidade com o interesse público e as necessidades locais, para estabelecer as diretrizes, metas e objetivos do governo municipal para os próximos quatro anos. O objetivo do Plano Plurianual é criar um espaço de protagonismo popular, onde os cidadãos e cidadãs, em diálogo direto com os poderes municipais, apresentam reivindicações e propostas de ações prioritárias para a cidade. Estas propostas são apresentadas e votadas pela câmara dos vereadores e incluídas no orçamento plurianual do município.

Os voluntários e as voluntárias, conjuntamente com os rapresentantes dos bairros acompanhados pelo projeto, apresentaram as principais demandas surgidas durante os encontros de preparação realizados anteriormente nos bairros atendidos. As moradoras e moradores da área de Venâncios apresentaram os problemas enfrentados em relação a manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico, realização de calçamento, construção de uma escola municipal no bairro e a implementação de uma quadra poliesportiva na região.

A falta de ligações ao esgoto, de abastecimento de água e as dificuldades no serviço de coleta de lixo foram demandas apresentadas por todos os bairros. A implementação do sistema de saneamento básico é uma necessidade prioritária para o município, já que foi uma demanda apresentada por todas as regiões de Crateús.  Os voluntários e as voluntárias da CDC, juntamente com os moradores e moradoras do bairro Frei Damião e os demais bairros acompanhados pelo projeto convidaram os representantes do poder público, as associações, as oraganizações e as entidades presentes para uma audiência pública que vai ser realizado no mês de setembro e vai discutir a questão do saneamento básico da cidade.

Por: Marta Versaci

Fotos: Raffaele Giammaria